sexta-feira, 10 de abril de 2009

Como as crianças devem escolher o seu Desporto de eleição?

De facto, baseado na minha curta experiência como atleta e desportista, e fugindo dos anacronismos exagerados, e da possibilidade de todos serem futuras estrelas da bola,há que pensar como introduzir as crianças neste novo contexto pedagógico.

2 tipos de desportos são os mais correntes:
1º Individual
2º Colectivo

Eu durante a minha curta vida, tive o prazer de praticar um leque enorme de desportos:
Futebol, Basket, Andebol, Volei, Rugby, Ténis, Xadrez, Atletismo, Natação.
No ténis, foi importante para tentar melhorar a minha agressividade, as minhas competências individuais, uma vez que dependia de mim para jogar melhor, ou pior, para ganhar, ou perder. É interessante as variantes técnicas e tácticas, e as respostas.
Quem nunca ouviu na cabeça..."Bola longa", bate a bola, e fica na rede... puffff....
Fisicamente é importante, pois é essencial uma boa coordenação motora para correctamente executar os golpes.
Para mim o Atletismo sempre foi uma tortura... llooll.. correr, e correr... e ver os outros correrem ainda mais....
Na minha fase de 9º ano/10º ano, tudo mudou... comecei a aprender a respirar melhor e a ter os meus timings de estugar a passada, ou acelarar o ritmo... nesses 2 anos era comum nas corridas, quer no colégio, quer nalguma competição, começar dos últimos lugares, e progressivamente ir subindo.
É nesta fase que fiz uma tentativa "à Domingos Castro", isto é, tentar em vez de resistir a corrida inteira, ir pra frente, e seja o que Deus Quizer!! Foi mesmo até explodir, mas o resultado foi que quase todos os outros tb não estavam preparados para este tipo de provas... claro que não ganhei, mas fiquei nos 10 primeiros..llooll

Deixei aqui 2 exemplos, mas para ilustrar os desportos ditos individuais, que servem para o eu decidir, de acordo com as suas sensações, disposições, vivências e competências, o que fazer.
Reparem que se o rapaz decidir dar tudo por tudo, numa vertente física, e não equilibrar a parte emocional, é mais simples ele deitar tudo a perder...
Noutro plano, com o praticar de desportos individuais, é mais simples os pais puderem acompanhar os filhos, com tudo o que tem de positivo e negativo por acréscimo.

Eu tenho que admitir sou fã dos Desportos dito Colectivos, em que mais que um atleta representa um clube, uma colectividade, uma rua, ou que um grupo de pessoas entra em compita com outro grupo de pessoas.
Sem ter tempo para as vertentes designadas como street, ou lúdicas, gostaria de tentar explicar, como um jovem pode ser diferente com o desporto.
Nesta era da Informação, é mais fácil a uma criança ficar em casa do que sair. No fundo, o isolamento de casa acarreta o desenvolvimento da criança para dentro de si.
No desporto, acarreta o desenvolvimento para o Grupo, ou para a envolvente interna e externa ao grupo.
Sem entrar em coisas sociológicas ou cientificas....vou continuando.
É fundamental que a criança/jovem, pratique variados desportos, para depois escolher o nuclear. Essa escolha será entre os 10 e os 12 anos, para que o jovem possa aprender e praticar esse desporto na sua plenitude.
Não é necessário ser um grande atleta, é apenas amor ao desporto e o sentimento de que o colectivo leva a vitórias.
Regra geral, o que se tem na escola, nada se assemelha ao que deveria ser o chamado "desporto escolar", logo, as colectividades de bairro e os clubes, serão a forma de começar estas actividades.
Muitas vezes, mesmo ao nível "Oficial", quem comanda uma equipa não tem formação adequada ao eficaz desenvolvimento dos jovens. Certifiquem-se que eles gostam do treinador, efectuem a visita regular ao treino, e leiam um pouco sobre a modalidade em casa, e pronto...
Aposto que ao fim de algum tempo têm uma criança entusiasmada,quer na escola, quer em casa e na modalidade, com o correcto desenvolvimento psiquico e físico.

Por hoje, aqui fica uma dissertação sobre isto...
podia ser pior!!
llllllllllllloooooooooooooooooooolllllllllllll

Comigo a treinador, o ADP já estava em Montemor-o-Novo, a caminho de Évora...

1 comentário:

Cantoná disse...

O pior era se te enganavas no caminho e ias parar a Montemor-o-Velho